Data do encontro / aula - 13/06/2011 – 10ª aula
Observações: Pesquisa no site: www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_3/index.html
Sim, em razão aos alunos do 4° ano A (acompanhados da professora Marice e da Orientadora Pedagógica Flavia) terem realizado o estudo do meio, no Aterro Sanitário (Instituto Estre), que fica na cidade de Paulínia, com o propósito de dar continuidade nos estudos sobre o tema produção de resíduos e temas afins, aproveitamos o uso do laptop em sala de aula (Projeto UCA) para pesquisar sobre o tema. O site: www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_3/index.html (indicados pelas formadoras para trabalhar o conteúdo do modulo 3) serviu para os alunos do 4º ano A trabalharem de forma lúdica sobre o tempo de decomposição do lixo. Orientei os alunos para acessarem o site, clicar em material de apoio (no final da página), e no link ciências, clicar em tempo de decomposição do lixo.
Explorando o site, no material de apoio, os alunos realizaram jogos de lógica “Salvar a menina”, e em Mídias – Objetos de aprendizagem, os alunos exploraram desafios lógicos “Barco”. Em anexo segue dois vídeos realizados com os alunos sobre o desenvolvimento desta última atividade.
O desenvolvimento da atividade correspondeu às expectativas?
Sim, os alunos ficam motivados com o trabalho de pesquisa na Internet. Acredito que a mudança de postura (atitude) sobre consumo/produção/destino correto dos resíduos, acontece quando proporcionamos aos alunos estudos diferenciados (estudo do meio/pesquisa), e conseqüentemente haverá a conscientização de que precisamos conservar/preservar o meio ambiente.
Os desafios lógicos e jogos de lógica proporcionam o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário