Trabalho com a multiplicação:
Fazer
relato escrito de uma atividade com multiplicação que desenvolve em sala de
aula.
Jogo: "Velha da
multiplicação"
JOGO: VELHA DA MULTIPLICAÇÃO
Objetivos:
Desenvolver
o raciocínio lógico matemático, cálculo da multiplicação e da adição (visto que
há alunos que fazem a multiplicação pela soma de parcelas iguais), estratégias
para bloquear o adversário, conceito de vertical, horizontal e diagonal,
oralidade e registro escrito.
Material:
Tabuleiro, tampinhas de garrafa pet (duas
cores) ou fichinhas de EVA e folha para registro.
Desenvolvimento
do jogo:
É
um jogo parecido com o jogo da velha tradicional. Os alunos são organizados em
duplas, tira-se "par ou ímpar" para ver quem começa. Cada jogador
deve usar uma marcação diferente no tabuleiro para fazer o reconhecimento das
suas peças e do adversário.
O
primeiro jogador escolhe dois números da linha que fica abaixo, faz a
multiplicação desses dois números ou multiplica um número por ele mesmo e marca
o resultado com tampinha ou fichinha no tabuleiro.
O
segundo jogador, faz a escolha dos números a serem multiplicados e também marca
no tabuleiro o resultado da multiplicação.
A
cada jogada, o aluno(a) deve escrever a multiplicação realizada na folha de
registro.
No
final do jogo, o vencedor será quem completar uma linha horizontal, vertical ou
diagonal primeiro que o adversário. Lembrando que a linha diagonal somente é
válida com o mesmo número de "casas" que as linhas horizontais e
verticais.
Observações:
Alguns
alunos, na tentativa de bloquear o adversário, olham os produtos no tabuleiro,
mas não lembram exatamente dos fatores ou lembram de fatores que não estão na
linha abaixo e precisam consultar a tabuada. Nesse momento, consultar a tabuada
é válido, porque o aluno(a) vai se esforçar para memorizar a tabuada e não
precisar mais olhar o resultado.
Normalmente,
quando o resultado "dá velha" é porque os jogadores utilizaram boas
estratégias no jogo.
Quando
um aluno ganha de imediato, normalmente, é porque o outro jogador não descobriu
a importância de usar as estratégias para bloquear o adversário.
Durante o jogo, me deparei com algumas
situações interessantes: a aluna Marina pediu para a Vitória tentar calcular o
resultado da multiplicação sem olhar na tabuada imediato e, somente depois para
conferir.
A aluna Geovana Cabral estava calculando 2x6 e
perguntou para a professora se poderia fazer 6+6.
Situações como essas resultam em
aprendizagem de forma lúdica.
JOGADOR
(A)..............................................................................................................................
1ª RODADA:
|
||
MULTIPLICAÇÕES:
.................................................
.................................................................................................
...............................................
...............................................
...............................................
...............................................
...............................................
................................................
................................................
................................................
................................................
................................................
|
OBSERVE
NO TABULEIRO:
TOTAL
DE MULTIPLICAÇÕES
REALIZADAS
PELOS DOIS JOGADORES:
..............................................
COMO
TERMINOU O
JOGO?
................................
............................................
............................................
............................................
.............................................
O
VENCEDOR COMPLETOU A LINHA:
( ) HORIZONTAL
( ) VERTICAL
( ) DIAGONAL
|
FAÇA
UMA ILUSTRAÇÃO NO FINAL DA RODADA:
|
FONTE:
https://www.youtube.com/watch?v=5AzIWZ_1hT4
Publicado em 23 de out de 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário