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Ao Blog educacional da professora Marice.



terça-feira, 1 de julho de 2014

PROJETO CIÊNCIA NA ESCOLA


 
Introdução
 
            Através da aprendizagem baseada na investigação, o trabalho tem como objetivo estimular os alunos a fazerem pequenas investigações em torno do assunto em estudo, permitindo a participação mais ativa dos mesmos no seu processo de aprendizagem.
 
Público-Alvo:
Alunos do 4º ano A - Ciclo II
 
Realização: Metodologia Inicial
 
            O método científico é uma proposta que procura tornar o cotidiano escolar mais interessante, dando ao aluno uma visão real de como ocorre o fenômeno, passo o passo e o porquê isto ocorre, afinal, o estudo de ciências nas salas de aula não pode ficar relegado ao repasse de teorias puras, sob pena de jamais ser realmente compreendido pelo aluno.
            Segundo Pedro Demo, "Onde não aparece o questionamento reconstrutivo, não emerge a propriedade educativa escolar", livro "Educar pela pesquisa", oitava edição, editora Autores Associados, página 07.
            Partindo dessas premissas, a professora fez um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre quais seriam os menores seres vivos que habitam o planeta. Os alunos utilizaram de seus conhecimentos prévios dizendo que os menores seres vivos que habitam o planeta são: Formiga, gafanhoto, pulga, carrapato, abelha, louva-deus, piolho, entre outros. 
            Para um melhor entendimento foi realizado o estudo do texto "A história do microscópio" do livro de ciências.
 




 
Cruzadinha do texto "Conhecer o Microscópio"
 
Questões:
 
1= Seres microscópicos descobertos pelo cientista holandês chamado Antonie Van Leeuwenhoek.
 
2= A partir do surgimento dos primeiros microscópios, os ___________________ começaram a
observar o universo das coisas minúsculas.
 
3=Microscópicos são chamados os _______________ pequenos demais para serem vistos a olho nu.
 
4= Hoje em dia, com os microscópios, é possível visualizar até os detalhes dos __________________.
 
5= Cientista que construiu um microscópio com três lentes.
 
6= Objetos feitos de materiais transparentes que produzem imagens alteradas de um corpo quando
se olha através delas.
 
7= Objeto muito comum que utiliza lentes para melhorar a visão das pessoas.
 
8= Ambiente apropriado para experimento e pesquisas, onde é possível encontrar microscópios para o uso.
 
9= As lentes da _________________ nos permitem enxergar imagens aumentadas.
 
10= A partir da década de 1660 as pessoas passaram a produzir lentes de aumento muito potentes e a
combinar algumas lentes para conseguir _____________________ ainda maiores.
 
11= O ser ______________________  já conhece as lentes há mais de 2000 anos.
 
 



































 
 
USO DE RECURSOS MULTIMÍDIA:
 
INTERPRETAÇÃO DO VÍDEO: CÉLULAS VIVAS
 
 
1= Do que os seres vivos, animais, plantas e seres humanos são formados?
2= Qual o nome do equipamento que possibilita a observação das células?
3= Que tipo de seres vivos são formados por uma única célula?
 
INTERPRETAÇÃO DO VÍDEO: HIGIENE E SAÚDE
 
 
1= O que podem morar em nossas mãos?
2= Onde encontramos esses microrganismos?
3= Que atitudes evitam o surgimento dos microrganismos que podem prejudicar o nosso organismo? 
INTERPRETAÇÃO DO VÍDEO: O QUE SÃO BACTÉRIAS?
 
 
1= O que são bactérias?
2= Onde elas são encontradas?
3= Como podem ser as bactérias?
4= Por que as bactérias boas são importantes para o nosso organismo?
5= Como você pode ajudar a se proteger as bactérias nocivas?
 

           Compreendendo a função do microscópio, porém não dispondo deste instrumento, os alunos construíram a lupa de água com a mediação da professora e também fizeram uso da lupa com lente para fazerem observações ampliadas, o que proporcionou a comprovação da função dos mesmos de ampliar os objetos e seres observados pelos alunos.

 
Uso de instrumento: Lupa de água
 
O que você vai fazer:
Construir uma pequena lente de aumento.
 
Material
 
  • Régua de plástico transparente limpa;
  • Um copo com água, não é preciso estar cheio.
 
Como você vai fazer:
  1. Apoie a régua sobre uma superfície plana.
  2. Molhe a ponta do dedo na água do copo e deixe cair uma gota sobre a ponta da régua.
  3. Pronto! Sua lupa já pode ser usada. Com a régua na horizontal, posicione-a sobre algo que queira observar.
 

Livro: Ciências - Projeto Buriti - Editora Moderna

Editora responsável: Lia Monguilhott Bezerra
 
 
LUPA D' ÁGUA:
 



                                   
  LUPA DE LENTE:
 
 



 

           A partir dos conhecimentos iniciais construídos pelos alunos sobre os microrganismos, foi observado um grande interesse sobre o assunto, proporcionando o processo investigativo na ação do aluno.
            Eles fizeram perguntas diversas sobre os microrganismos, em seguida a professora selecionou três questões para os mesmos responderem com liberdade de expressão, sendo que as questões selecionadas teve o propósito dos alunos vivenciarem um experimento científico.
 
 
APRENDIZAGEM BASEADA NA INVESTIGAÇÃO:
 

QUESTÕES SELECIONADAS


1)= Os fungos são o quê? E para que servem?
2)= Onde os fungos vivem?
3)= Por que os fungos aparecem quando a comida (alimento) se estraga?
 
 COMPILAÇÃO DAS RESPOSTAS (HIPÓTESES) DOS
 
ALUNOS SOBRE OS FUNGOS - RACIOCÍNIO DEDUTIVO
 
1)= Os fungos são o quê? E para que servem?
                    As respostas dos alunos para esta questão foram bem amplas. Vários responderam que os fungos se tratavam de criaturas bem pequenas que podem ser vistos em alimentos estragados, mas poucos os definiram com o nome de "microrganismo". Foi possível observar também que, os alunos comparavam os fungos com seres vivos como as formigas, os germes, as bactérias, entre outros, o que reforça a ideia dos alunos de que são criaturas bem pequenas.
            As funções também foram descritas pelos alunos de forma bem diferenciada, mas alguns tinham noção de que há fungos que fazem bem, e que outros podem ser prejudiciais para a saúde humana e também para os alimentos quando estragam.
 
2)= Onde os fungos vivem?
         Vários alunos responderam que eles vivem nas frutas, nos legumes e nas comidas em geral, que estragam. Outros responderam que os fungos vivem em todos os lugares, como nos brinquedos, e até mesmo no corpo humano, causando doenças.
            Através do experimento com a fruta mamão, os alunos irão certificar onde os fungos vivem e sua ação sobre as frutas, da mesma forma será realizada a observação de um brinquedo, para saber se o que vir a ocorrer com a fruta também ocorrerá com o brinquedo.
 
3)= Por que os fungos aparecem quando a comida estraga?
            A maioria dos alunos responderam a esta questão dizendo que os fungos gostam de sujeira e de coisas que cheiram mal, e que os fungos pegam um pouquinho para eles daquilo ou da coisa que está estragada. Um exemplo: se não tampar a panela, a comida fica podre e aparece o fungo para se alimentar. Outros alunos acham que fungos são bactérias e gostam de lixo.
            Outra opinião é que a comida que fica em nossos dentes é o alimento dos fungos, por isso temos que escovar os dentes para os fungos não aparecerem.

 
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DO EXPERIMENTO
 
EMEF. “PROFª ELZA MARIA PELLEGRINI DE AGUIAR”.
 
NOME COMPLETO: ..............................................................................................
PROF.ª MARICE   -  4º ANO A   -  CICLO II

APRENDIZAGEM BASEADA NA INVESTIGAÇÃO

OBJETIVO DO EXPERIMENTO: IDENTIFICAR A AÇÃO DOS SERES MICROSCÓPICOS, EM ESPECIAL, OS FUNGOS, COM BASE NAS HIPÓTESES E DEDUÇÕES REALIZADAS NAS ETAPAS ANTERIORES DESTE PROJETO.

REGISTRO:

1º DIA
DATA:
HORÁRIO:
DESCRIÇÃO DA FRUTA E DO BRINQUEDO: COR, TAMANHO E OUTROS ASPECTOS.
 
 
 
DESCRIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO FUNGO: COR, TAMANHO E OUTROS ASPECTOS.
 
 
 

2º DIA
DATA:
HORÁRIO:
DESCRIÇÃO DA FRUTA E DO BRINQUEDO: COR, TAMANHO E OUTROS ASPECTOS.
 
 
 
DESCRIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO FUNGO: COR, TAMANHO E OUTROS ASPECTOS.
 
 
 

3º DIA
DATA:
HORÁRIO:
DESCRIÇÃO DA FRUTA E DO BRINQUEDO: COR, TAMANHO E OUTROS ASPECTOS.
 
 
 
DESCRIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO FUNGO: COR, TAMANHO E OUTROS ASPECTOS.
 
 
 

4º DIA
DATA:
HORÁRIO:
DESCRIÇÃO DA FRUTA E DO BRINQUEDO: COR, TAMANHO E OUTROS ASPECTOS.
 
 
 
DESCRIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO FUNGO: COR, TAMANHO E OUTROS ASPECTOS.
 
 
 
 
5º DIA
DATA:
HORÁRIO:
DESCRIÇÃO DA FRUTA E DO BRINQUEDO: COR, TAMANHO E OUTROS ASPECTOS.
 
 
 
DESCRIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO FUNGO: COR, TAMANHO E OUTROS ASPECTOS.
 
 
 

 FOTOS DA OBSERVAÇÃO DO EXPERIMENTO - 1º DIA


 
 
 
 
 
                       
 
 

 FOTOS DA OBSERVAÇÃO DO EXPERIMENTO - 2º DIA
 





FOTOS DA OBSERVAÇÃO DO EXPERIMENTO - 3º DIA




                       

                         


 FOTOS DA OBSERVAÇÃO DO EXPERIMENTO - 4º DIA








 FOTOS DA OBSERVAÇÃO DO EXPERIMENTO - 5º DIA


                      

                       



                             

                             


          
 
ILUSTRAÇÃO DO EXPERIMENTO REALIZADO NO PROGRAMA TUXPAINT NO LAPTOP -  UCA
 




 
COMPILAÇÃO DO REGISTRO DA OBSERVAÇÃO DO EXPERIMENTO: "AÇÃO DOS FUNGOS NO MAMÃO"
 
1º Dia: Os alunos observaram que o mamão tinha a cor laranja e meio amarelada, e o seu tamanho foi comparado com o de um estojo médio, contendo sementes pretas no meio. Foi observado também que ainda não era possível ver os fungos. O brinquedo escolhido pelos alunos estava limpo.
 
2º Dia: No segundo dia os alunos observaram que o mamão ficou um pouco "mole", mas a cor continuava a mesma, menos na pontinha, que já estava ficando preta, sendo considerada pelos alunos a ação dos fungos. O brinquedo continuou no mesmo estado.
 
3º Dia: No 3º dia eles observaram que o mamão estava murchando, e os fungos já estavam bem mais visíveis no cabinho com cor esbranquiçada e começou também a se desenvolver nas laterais da fatia do mamão, enquanto o mamão inteiro esta mais conservado e o brinquedo por sua vez continuava no mesmo estado.
 
4º Dia: No penúltimo dia de observação, o mamão estava bem mais estragado e os fungos também apareceram nas sementes. Os alunos observaram que no pote 3, onde se encontrava o mamão inteiro, sua ponta já estava sendo atacada pelos fungos e aparentava-se mais mole. O brinquedo continuou no mesmo estado.
 
5º Dia: No último dia, os alunos observaram que a fatia do mamão diminuiu mais do que o mamão inteiro e a quantidade de fungos aumentou nas frutas dos dois potes. O brinquedo do pote 1 continuava no mesmo estado.
 

 
Conclusão: "Conhecimentos adquiridos com a realização do experimento"
 
Com a observação do experimento "A ação dos fungos no mamão" foi possível concluir que :
 
·         Os fungos se desenvolvem mais rapidamente na fatia do mamão do que nele inteiro, porque no primeiro caso a superfície estava mais exposta e no mamão inteiro havia a casca que ajuda a proteger o fruto.
 
·         Os brinquedos continuavam no mesmo estado durante todas as etapas, diferente do que eles haviam pensado e deduzido inicialmente, pois neles não haviam as condições necessárias para o desenvolvimento do fungo, como umidade e presença de nutrientes.
 
·         O fungo não aparece porque a fruta esta estragada, mas sim, a ação dos fungos é que faz a fruta se estragar, afinal, no inicio do experimento, o mamão não estava estragado e somente começou a apodrecer (se degenerar) quando os fungos começaram a agir no fruto.
 
·         Apesar dos fungos serem prejudiciais no ponto de vista de que estragam os alimentos que iríamos comer, eles são importantes, porque decompõem os restos de matéria orgânica como restos de plantas, animais e alimentos, que geralmente não são mais úteis no nosso cotidiano.
 

Leitura de texto informativo:
Revista Recreio - Edição nº 734 - Ano 14
Editora Abril
 



Complete a cruzadinha: "Tem fungo até na comida!"

1= Fungos que viajam pelo ar e adoram lugares úmidos e escuros.

2= Maior fungo do mundo que foi encontrado numa floresta dos Estados Unidos.

3= Primeiro remédio feito com uso de fungos que serve como antibiótico para infecções graves.

4= Prato de comida que leva fungo (cogumelo) como ingrediente.

5= Queijo que utiliza fungo (bolor) na fabricação.

6= Verme que vive no solo e serve de alimentos para alguns fungos carnívoros.
   
  

 

 

Atividade complementar:
Vídeo: Kika - De onde vem o pão
Link: http://www.youtube.com/watch?v=9SmybztKMLU

 

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