OBJETIVO GERAL:
·
PROPORCIONAR A ESCRITA E A REVISÃO
DE TEXTOS COLETIVOS E INDIVIDUAIS E A PRÁTICA DA LEITURA.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
AVANÇAR NOS CONHECIMENTOS SOBRE O
SISTEMA DE LEITURA E ESCRITA.
·
APRENDER A ENXERGAR A LEITURA COMO
ALGO INTERESSANTE, FONTE DE INFORMAÇÃO E PRAZER.
·
APRENDER A SER E ESTAR CONFIANTE
NA ESCRITA DE TEXTOS SEGUNDO SUAS PRÓPRIAS HIPÓTESES DE ESCRITA, REFLETINDO SOBRE
A FORMA DE COMO ESCREVER AS PALAVRAS E PRODUZIR TEXTOS.
JUSTIFICATIVA:
ESTE PROJETO TEM A FINALIDADE DE PROPORCIONAR
A PRÁTICA DA LEITURA, DA ESCRITA E DA REVISÃO DE TEXTOS ENCORAJANDO OS
ALUNOS(AS) A ESCREVEREM DE FORMA AUTÔNOMA, CRIATIVA, CONSIDERANDO O TEMA, O
INTERLOCUTOR E O GÊNERO TEXTUAL. DESSA FORMA, ESSE TRABALHO CONTEMPLA A:
·
ESCRITA COLETIVA:
A PROFESSORA
ESCREVE NA LOUSA O QUE OS ALUNOS DITAM PARA ELA, SENDO NECESSÁRIO, NESSE CASO,
QUE OS ALUNOS CONHEÇAM O TEMA QUE SERÁ TRABALHADO. DURANTE O PROCESSO DE
ESCRITA, É FUNDAMENTAL UMA DISCUSSÃO SOBRE A FORMA DE ESCREVER AS PALAVRAS E
CADA TRECHO DO TEXTO, POIS ISTO FAVORECE A APRENDIZAGEM DE NOVOS CONHECIMENTOS
SOBRE A LÍNGUA ESCRITA.
·
ESCRITA AUTÔNOMA (TEXTOS DE
AUTORIA E REESCRITAS):
PRODUZIR
TEXTOS A PARTIR DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, ESCUTA DE LEITURAS, ESTUDOS E
PESQUISAS, MANTENDO AS IDEIAS PRINCIPAIS
E CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM ESCRITA DOS GÊNEROS ESTUDADOS NO ANO.
·
PRÁTICA DE LEITURA:
O
PROJETO CONTEMPLA TAMBÉM A PRÁTICA DE LEITURA. OS ALUNOS SERÃO ESTIMULADOS A
LER E COMPARTILHAR ATOS DE LEITURA. DESSA FORMA, PODERÃO APRENDER A UTILIZAR UMA
VARIEDADE MAIOR DE RECURSOS INTERPRETATIVOS (ENTONAÇÃO, PAUSAS, EXPRESSÕES
FACIAIS, GESTOS, ENTRE OUTROS) E, ADQUIRIR CONHECIMENTOS QUE SERÃO UTILIZADOS
NO ATO DE PRODUZIR TEXTOS.
·
REVISÃO DA ESCRITA DO TEXTO:
REVISAR E REESCREVER TEXTOS, EM CONJUNTO COM OS
COLEGAS E/OU COM A PROFESSORA, ADEQUANDO-OS PROGRESSIVAMENTE À LINGUAGEM
ESCRITA E, CONSIDERANDO OS OBJETIVOS COMUNICATIVOS, O TEMA, O INTERLOCUTOR E O
GÊNERO. A REVISÃO, A RELEITURA E A REESCRITA DE UM TEXTO SÃO ATIVIDADES QUE
TAMBÉM APRIMORAM A ESCRITA.
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA
PRODUÇÃO DE TEXTO
1. DO PONTO DE VISTA DO SISTEMA DE ESCRITA:
A.
PRODUZ UMA ESCRITA DE ACORDO COM O
SISTEMA ALFABÉTICO DE ESCRITA, SEM EXIGÊNCIA DA ESCRITA ORTOGRÁFICA.
B. ESCREVE
COM CORRESPONDÊNCIA SONORA AINDA NÃO ALFABÉTICA.
2. COMPREENSÃO DA FUNÇÃO DOS
ESPAÇOS EM BRANCO:
A. USA ESPAÇO EM BRANCO CORRETAMENTE PARA
SEPARAR AS PALAVRAS.
B. USA RAZOAVELMENTE O ESPAÇO EM BRANCO PARA
SEPARAR AS PALAVRAS.
C. NÃO UTILIZA ESPAÇO EM BRANCO PARA SEPARAR
AS PALAVRAS.
3. COERÊNCIA DA PRODUÇÃO DE
TEXTO (ARTICULAÇÃO DAS FRASES DE FORMA QUE SE MANTÉM O SENTIDO):
A. MANTÉM
AS IDEIAS PRINCIPAIS E CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM ESCRITA DO GÊNERO TRABALHADO.
B.
ARRISCA-SE A ESCREVER SEGUNDO SUAS HIPÓTESES, SEM DEIXAR CLARO SE HÁ COERÊNCIA.
4. USO DA PONTUAÇÃO:
A. EMPREGA CORRETAMENTE OS SINAIS DE
PONTUAÇÃO.
B. EMPREGA PONTUAÇÃO DE FORMA CORRETA, MESMO
QUE NÃO EM TODAS AS OCASIÕES E/OU NÃO EMPREGA PONTUAÇÃO ADEQUADAMENTE.
C. REDIGE O TEXTO, AINDA QUE SEM UTILIZAR
PONTUAÇÃO.
PRODUTO FINAL:
COLETÂNEA DE TEXTOS REGISTRADOS EM
UM CADERNO BROCHURÃO.
Leia
o trecho abaixo e escreva o final deste conto:
"O Patinho
Feio"
Na fazenda, escondido pela grama
alta, havia um ninho cheio de ovos. A mãe Pata sentava-se nele para chocar os
ovos à espera dos patinhos.
Foi uma festa enorme quando os
ovinhos começaram a abrir. Assim nasceram vários filhotes restou apenas o ovo
maior. A mãe Pata ficou preocupada, ela resolveu esperar mais um pouco. Eis que
finalmente nasce o último patinho, mas ela percebeu que ele era diferente dos
demais.
Na manhã seguinte a mamãe Pata foi
até o lago levando os patinhos juntos. PLAFT!
Saltou dentro do lago. Os filhotes
foram atrás. Até o que era meio esquisito saltou também. A mamãe ficou até mais
aliviada quando viu o patinho desajeitado entrar na água.
A
partir do momento que os alunos começam a produzir textos em dupla ou
individual, a revisão flui melhor quando feita de forma coletiva ou com a
mediação da professora atendendo um aluno ou uma dupla por vez.
A
revisão no coletivo não deve expor o autor(a), a menos que o aluno(a) queira se
identificar no final do trabalho.
Escolher
uma produção textual e reproduzir através de : Xerox, papel manilha ou kráft,
data show, em fim de forma que todos os alunos tenham acesso ao texto
selecionado. A princípio faz-se uma leitura do texto, depois seleciona pequenos
trechos para rever a ortografia, clareza da ideia e pontuação, com a
participação dos alunos. Visto o que é necessário melhorar, os alunos ajudam a
lembrar o que foi dito, a professora escreve na lousa e os alunos também fazem
o registro escrito.
Quando
os alunos compreenderem o processo de revisão pode começar a revisar em dupla
ou individualmente.
Pode-se
criar um código com os alunos: na correção feita pela professora, onde estiver
um asterisco, por exemplo, necessita de pontuação e pensar se vai iniciar ou
não um novo parágrafo. Palavras sublinhadas tem que rever a ortografia.
REVISÃO COLETIVA DA PRODUÇÃO
DO FINAL DO CONTO "O PATINHO FEIO"
(FAZENDO USO DO DATA
SHOW)
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PRODUÇÃO DE TEXTO EM
DUPLA
HISTÓRIA EM
QUADRINHOS
REESCRITA DA FÁBULA:" O GALO E A
RAPOSA" - AUTORA: RUTH ROCHA
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REESCRITA DO FINAL DO CONTO
"A PRINCESA ROSA-CHOQUE"
"A
princesa Rosa-Choque"
Do alto da torre de seu castelo, a
princesa Rosa-Choque sonhava com o príncipe encantado.
Como vou encontrá-lo? perguntou ela, suspirando.
A Bela Adormecida, a
Cinderela, a Branca de Neve, todas se casaram com o príncipe de seus sonhos.
O que elas fizeram?
Rosa-Choque foi perguntar à sua
fada madrinha. E ela lhe respondeu num tom misterioso:
Tudo o que posso lhe dizer é que antigamente
os príncipes apareciam para salvar as princesas que corriam perigo.
A princesa pensou, pensou...
Tenho uma ideia! exclamou ela. Vou pedir ao velho dragão,
que mora no meio da floresta, para me sequestrar. Assim, vou correr perigo!
Rosa-Choque foi imediatamente encontrar o dragão e lhe
contou o que desejava. O dragão respirou fundo:
Ah! Estou velho e cansado
demais para sequestrar você. Mas se me der um tablete de chocolate, talvez eu
consiga lançar uma chama ou duas.
Combinado! disse Rosa-Choque.
O dragão rugiu e com muito esforço lançou uma chama.
É tudo o que posso fazer disse ele.
Socorro! Socorro! gritou a princesa.
Não demorou muito e se ouviu um barulho bem alto de
alguém gritando.
E surgiu um cavaleiro fantástico com sua brilhante
armadura.
Mas, assim que o príncipe tirou seu capacete,
Rosa-Choque só faltou desmaiar: o príncipe tinha cara de sapo, era horrível
de feio.
Linda princesa, salvei
você das garras do dragão. Quer casar comigo?
Então a princesa se lembrou das histórias que lia
quando era criança.
"Um beijinho e tudo tica resolvido!"
Béatrice Garel e Muzo. A princesa
Rosa-Coque. São Paulo: Escala Educacional, 2006.
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Do alto da torre de seu castelo, a princesa Rosa-Choque sonhava com o príncipe encantado.
- Como vou encontrá-lo? - perguntou ela, suspirando. - A Bela Adormecida, a Cinderela, a Branca de Neve, todas se casaram com o príncipe de seus sonhos. O que elas fizeram?
Rosa-Choque foi perguntar à sua fada madrinha. E ela lhe respondeu num tom misterioso:
- Tudo o que posso lhe dizer é que antigamente os príncipes apareciam para salvar as princesas que corriam perigo.
A princesa pensou, pensou...
Revisão coletiva da produção de texto com apoio do data show:
e pensou no dragão. Ela foi perguntar se o dragão poderia sequestrá-la.
E o dragão respondeu:
____ Estou muito velho, mas se você me der um tablete de chocolate, eu faço uma chama.
____ Tudo bem, eu te dou um tablete de chocolate.
E o dragão fez uma chama e a princesa gritou.
Apareceu um príncipe para salvá-la. Quando ele tirou a armadura, ela viu que ele era feio e tinha cara de sapo.
O príncipe pediu a princesa em casamento, então ela deu um beijo nele.
Ele virou um lindo príncipe.
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PRODUÇÃO DE TEXTO:
REESCRITA DO FINAL DO CONTO
"OS TRÊS PORQUINHOS"
Atividade de auditório.
Revisão
ortográfica das palavras da produção de texto, fazendo uso do dicionário de
língua portuguesa.
REVISÃO
ORTOGRÁFICA DAS PALAVRAS DA REESCRITA DO FINAL DO CONTO "OS TRÊS
PORQUINHOS", FAZENDO USO DO DICIONÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
PORQUINOHS = ________________________________________
EMTÃO =
______________________________________________
TIVERÃO =
____________________________________________
ESQUENTARÃO =
______________________________________
CAMDEIRÃO =
_________________________________________
XAMINÉ = _____________________________________________
CUASE =
______________________________________________
MOREU =
_____________________________________________
NUCA =
_______________________________________________
PERTUBOU = __________________________________________
FICARÃO = ____________________________________________
OBSERVAÇÃO: O PROJETO PEQUENOS ESCRITORES CONTINUARÁ NO DECORRER DO ANO LETIVO.
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