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Ao Blog educacional da professora Marice.



quarta-feira, 30 de maio de 2018

PROJETO PEQUENOS ESCRITORES


OBJETIVO GERAL:
·        PROPORCIONAR A ESCRITA E A REVISÃO DE TEXTOS COLETIVOS E INDIVIDUAIS E A PRÁTICA DA LEITURA.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        AVANÇAR NOS CONHECIMENTOS SOBRE O SISTEMA DE LEITURA E ESCRITA.
·        APRENDER A ENXERGAR A LEITURA COMO ALGO INTERESSANTE, FONTE DE INFORMAÇÃO E PRAZER.
·        APRENDER A SER E ESTAR CONFIANTE NA ESCRITA DE TEXTOS SEGUNDO SUAS PRÓPRIAS HIPÓTESES DE ESCRITA, REFLETINDO SOBRE A FORMA DE COMO ESCREVER AS PALAVRAS E PRODUZIR TEXTOS.

JUSTIFICATIVA:
            ESTE PROJETO TEM A FINALIDADE DE PROPORCIONAR A PRÁTICA DA LEITURA, DA ESCRITA E DA REVISÃO DE TEXTOS ENCORAJANDO OS ALUNOS(AS) A ESCREVEREM DE FORMA AUTÔNOMA, CRIATIVA, CONSIDERANDO O TEMA, O INTERLOCUTOR E O GÊNERO TEXTUAL. DESSA FORMA, ESSE TRABALHO CONTEMPLA  A:

·         ESCRITA COLETIVA:
A PROFESSORA ESCREVE NA LOUSA O QUE OS ALUNOS DITAM PARA ELA, SENDO NECESSÁRIO, NESSE CASO, QUE OS ALUNOS CONHEÇAM O TEMA QUE SERÁ TRABALHADO. DURANTE O PROCESSO DE ESCRITA, É FUNDAMENTAL UMA DISCUSSÃO SOBRE A FORMA DE ESCREVER AS PALAVRAS E CADA TRECHO DO TEXTO, POIS ISTO FAVORECE A APRENDIZAGEM DE NOVOS CONHECIMENTOS SOBRE A LÍNGUA ESCRITA.

·         ESCRITA AUTÔNOMA (TEXTOS DE AUTORIA E REESCRITAS):
PRODUZIR TEXTOS A PARTIR DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, ESCUTA DE LEITURAS, ESTUDOS E PESQUISAS, MANTENDO AS IDEIAS PRINCIPAIS E CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM ESCRITA DOS GÊNEROS ESTUDADOS NO ANO.
·         PRÁTICA DE LEITURA:
O PROJETO CONTEMPLA TAMBÉM A PRÁTICA DE LEITURA. OS ALUNOS SERÃO ESTIMULADOS A LER E COMPARTILHAR ATOS DE LEITURA. DESSA FORMA, PODERÃO APRENDER A UTILIZAR UMA VARIEDADE MAIOR DE RECURSOS INTERPRETATIVOS (ENTONAÇÃO, PAUSAS, EXPRESSÕES FACIAIS, GESTOS, ENTRE OUTROS) E, ADQUIRIR CONHECIMENTOS QUE SERÃO UTILIZADOS NO ATO DE PRODUZIR TEXTOS.

·         REVISÃO DA ESCRITA DO TEXTO:
REVISAR E REESCREVER TEXTOS, EM CONJUNTO COM OS COLEGAS E/OU COM A PROFESSORA, ADEQUANDO-OS PROGRESSIVAMENTE À LINGUAGEM ESCRITA E, CONSIDERANDO OS OBJETIVOS COMUNICATIVOS, O TEMA, O INTERLOCUTOR E O GÊNERO. A REVISÃO, A RELEITURA E A REESCRITA DE UM TEXTO SÃO ATIVIDADES QUE TAMBÉM APRIMORAM A ESCRITA.

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA PRODUÇÃO DE TEXTO

1. DO PONTO DE VISTA DO SISTEMA DE ESCRITA:
A. PRODUZ  UMA ESCRITA DE ACORDO COM O SISTEMA ALFABÉTICO DE ESCRITA, SEM EXIGÊNCIA DA ESCRITA ORTOGRÁFICA.
B. ESCREVE COM CORRESPONDÊNCIA SONORA AINDA NÃO ALFABÉTICA.

2. COMPREENSÃO DA FUNÇÃO DOS ESPAÇOS EM BRANCO:
A. USA ESPAÇO EM BRANCO CORRETAMENTE PARA SEPARAR AS PALAVRAS.
B. USA RAZOAVELMENTE O ESPAÇO EM BRANCO PARA SEPARAR AS PALAVRAS.
C. NÃO UTILIZA ESPAÇO EM BRANCO PARA SEPARAR AS PALAVRAS.

3. COERÊNCIA DA PRODUÇÃO DE TEXTO (ARTICULAÇÃO DAS FRASES DE FORMA QUE SE MANTÉM O SENTIDO):
A. MANTÉM AS IDEIAS PRINCIPAIS E CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM ESCRITA DO GÊNERO TRABALHADO.
B. ARRISCA-SE A ESCREVER SEGUNDO SUAS HIPÓTESES, SEM DEIXAR CLARO SE HÁ COERÊNCIA.
  
4. USO DA PONTUAÇÃO:
A. EMPREGA CORRETAMENTE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO.
B. EMPREGA PONTUAÇÃO DE FORMA CORRETA, MESMO QUE NÃO EM TODAS AS OCASIÕES E/OU NÃO EMPREGA PONTUAÇÃO ADEQUADAMENTE.
C. REDIGE O TEXTO, AINDA QUE SEM UTILIZAR PONTUAÇÃO.

PRODUTO FINAL:
COLETÂNEA DE TEXTOS REGISTRADOS EM UM CADERNO BROCHURÃO.
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Leia o trecho abaixo e escreva o final deste conto:
              "O Patinho Feio"
            Na fazenda, escondido pela grama alta, havia um ninho cheio de ovos. A mãe Pata sentava-se nele para chocar os ovos à espera dos patinhos.
            Foi uma festa enorme quando os ovinhos começaram a abrir. Assim nasceram vários filhotes restou apenas o ovo maior. A mãe Pata ficou preocupada, ela resolveu esperar mais um pouco. Eis que finalmente nasce o último patinho, mas ela percebeu que ele era diferente dos demais.
            Na manhã seguinte a mamãe Pata foi até o lago levando os patinhos juntos. PLAFT!
            Saltou dentro do lago. Os filhotes foram atrás. Até o que era meio esquisito saltou também. A mamãe ficou até mais aliviada quando viu o patinho desajeitado entrar na água.
 DICAS SOBRE O TRABALHO DE REVISÃO DA PRODUÇÃO DE TEXTO:
          A partir do momento que os alunos começam a produzir textos em dupla ou individual, a revisão flui melhor quando feita de forma coletiva ou com a mediação da professora atendendo um aluno ou uma dupla por vez.
         A revisão no coletivo não deve expor o autor(a), a menos que o aluno(a) queira se identificar no final do trabalho.
        Escolher uma produção textual e reproduzir através de : Xerox, papel manilha ou kráft, data show, em fim de forma que todos os alunos tenham acesso ao texto selecionado. A princípio faz-se uma leitura do texto, depois seleciona pequenos trechos para rever a ortografia, clareza da ideia e pontuação, com a participação dos alunos. Visto o que é necessário melhorar, os alunos ajudam a lembrar o que foi dito, a professora escreve na lousa e os alunos também fazem o registro escrito.
        Quando os alunos compreenderem o processo de revisão pode começar a revisar em dupla ou individualmente.
       Pode-se criar um código com os alunos: na correção feita pela professora, onde estiver um asterisco, por exemplo, necessita de pontuação e pensar se vai iniciar ou não um novo parágrafo. Palavras sublinhadas tem que rever a ortografia.

REVISÃO COLETIVA DA PRODUÇÃO DO FINAL DO CONTO "O PATINHO FEIO"
(FAZENDO USO DO DATA SHOW)




 


 

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PRODUÇÃO DE TEXTO EM DUPLA
HISTÓRIA EM QUADRINHOS


 




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    REESCRITA DA FÁBULA:" O GALO E A RAPOSA" -  AUTORA: RUTH ROCHA
 







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REESCRITA DO FINAL DO CONTO
"A PRINCESA ROSA-CHOQUE"
"A princesa Rosa-Choque"
            Do alto da torre de seu castelo, a princesa Rosa-Choque sonhava com o príncipe encantado.
          Como vou encontrá-lo? perguntou ela, suspirando. A Bela Adormecida, a Cinderela, a Branca de Neve, todas se casaram com o príncipe de seus sonhos. O que elas fizeram?
            Rosa-Choque foi perguntar à sua fada madrinha. E ela lhe respondeu num tom misterioso:
           Tudo o que posso lhe dizer é que antigamente os príncipes apareciam para salvar as princesas que corriam perigo.
            A princesa pensou, pensou...
            Tenho uma ideia! exclamou ela. Vou pedir ao velho dragão, que mora no meio da floresta, para me sequestrar. Assim, vou correr perigo!
            Rosa-Choque foi imediatamente encontrar o dragão e lhe contou o que desejava. O dragão respirou fundo:
            Ah! Estou velho e cansado demais para sequestrar você. Mas se me der um tablete de chocolate, talvez eu consiga lançar uma chama ou duas.
            Combinado!  disse Rosa-Choque.
            O dragão rugiu e com muito esforço lançou uma chama.
            É tudo o que posso fazer  disse ele.
            Socorro! Socorro! gritou a princesa.
            Não demorou muito e se ouviu um barulho bem alto de alguém gritando.
            E surgiu um cavaleiro fantástico com sua brilhante armadura.
            Mas, assim que o príncipe tirou seu capacete, Rosa-Choque só faltou desmaiar: o príncipe tinha cara de sapo, era horrível de feio.
            Linda princesa, salvei você das garras do dragão. Quer casar comigo?
            Então a princesa se lembrou das histórias que lia quando era criança.
            "Um beijinho e tudo tica resolvido!"
Béatrice Garel e Muzo. A princesa Rosa-Coque. São Paulo: Escala Educacional, 2006.
 
"A princesa Rosa-Choque"

            Do alto da torre de seu castelo, a princesa Rosa-Choque sonhava com o príncipe encantado.
       - Como vou encontrá-lo? - perguntou ela, suspirando. - A Bela Adormecida, a Cinderela, a Branca de Neve, todas se casaram com o príncipe de seus sonhos. O que elas fizeram?
           Rosa-Choque foi perguntar à sua fada madrinha. E ela lhe respondeu num tom misterioso:
       - Tudo o que posso lhe dizer é que antigamente os príncipes apareciam para salvar as princesas que corriam perigo.
            A princesa pensou, pensou...
 















Revisão coletiva da produção de texto com apoio do data show:
 e pensou no dragão. Ela foi perguntar se o dragão poderia sequestrá-la.
      E o dragão respondeu:
      ____ Estou muito velho, mas se você me der um tablete de chocolate, eu faço uma chama.
      ____ Tudo bem, eu te dou um tablete de chocolate.
      E o dragão fez uma chama e a princesa gritou.
      Apareceu um príncipe para salvá-la. Quando ele tirou a armadura, ela viu que ele era feio e tinha cara de sapo.
      O príncipe pediu a princesa em casamento, então ela deu um beijo nele.
      Ele virou um lindo príncipe.







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                                  PRODUÇÃO DE TEXTO:
REESCRITA DO FINAL DO CONTO "OS TRÊS PORQUINHOS"


 




















Atividade de auditório.
Revisão ortográfica das palavras da produção de texto, fazendo uso do dicionário de língua portuguesa.
REVISÃO ORTOGRÁFICA DAS PALAVRAS DA REESCRITA DO FINAL DO CONTO "OS TRÊS PORQUINHOS", FAZENDO USO DO DICIONÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
PORQUINOHS = ________________________________________
EMTÃO = ______________________________________________
TIVERÃO = ____________________________________________
ESQUENTARÃO = ______________________________________
CAMDEIRÃO = _________________________________________
XAMINÉ = _____________________________________________
CUASE = ______________________________________________
MOREU = _____________________________________________
NUCA = _______________________________________________
PERTUBOU = __________________________________________
FICARÃO = ____________________________________________

 







OBSERVAÇÃO: O PROJETO PEQUENOS ESCRITORES CONTINUARÁ NO DECORRER DO ANO LETIVO.

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