MATERIAL DOURADO - JOGO NUNCA DEZ
NO PRIMEIRO MOMENTO, HOUVE A
APRESENTAÇÃO DO MATERIAL DOURADO, PARA OS ALUNOS CONHECEREM AS PEÇAS,
OBSERVANDO OS TAMANHOS E FORMAS DIFERENTES. EM SEGUIDA, APRENDERAM A NOMEAR AS
PEÇAS E CONHECER A RELAÇÃO DE VALORES EXISTENTES ENTRE ELAS. EXPLORANDO O
MATERIAL DOURADO, RECOMENDA-SE QUE FAÇA PERGUNTAS AOS ALUNOS, TAIS COMO:
- DE QUANTOS CUBINHOS PRECISO PARA CONSTRUIR UMA BARRINHA?
- DE QUANTAS BARRINHAS PRECISO PARA CONSTRUIR UMA PLACA?
- DE QUANTOS CUBINHO PRECISO PARA UMA PLACA?
É IMPORTANTE QUE ELES
FORMULEM HIPÓTESES DE COMO PODEM REALIZAR AS COMPARAÇÕES.
EM SEGUIDA, OS ALUNOS REALIZARAM
O JOGO “NUNCA DEZ”.
OBJETIVO DO JOGO: LEVAR OS ALUNOS A
ENTENDEREM O SISTEMA DE TROCAS DA NUMERAÇÃO DECIMAL. ANTES DE COMEÇAREM DEVERAM
DECIDIR QUEM COMEÇA O JOGO, PODENDO JOGAR O DADO E QUEM OBTER O MAIOR NUMERO DE
PONTOS INICIA O JOGO.
REGRA: CADA JOGADOR NA SUA
VEZ DEVE JOGAR O DADO E PEGAR EM CUBINHOS O NÚMERO CORRESPONDENTE AOS PONTOS
TIRADOS NO DADO. EM SEGUIDA, DEVERÁ OBSERVAR SE É POSSÍVEL TROCAR OS CUBINHOS
POR UMA BARRA. CASO A QUANTIDADE SEJA SUFICIENTE O ALUNO FAZ A TROCA E PASSA O
DADO PARA O PRÓXIMO JOGADOR. GANHA O JOGADOR QUE PRIMEIRO TROCAR SUAS BARRAS
POR UMA PLACA.
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